Como manter o cabelo liso por mais tempo com 10 dicas

Por: Mulher UP em - 15 de agosto de 2012

Toda mulher quer ter o liso perfeito, e como nem todas possui ele naturalmente, manter o cabelo liso por mais tempo é uma das dúvidas da maioria das mulheres. Nesta matéria você vai ver dicas como máscara de hidratação potente, xampu neutro, maneiras corretas de secar os fios e outras 7 dicas espertas pra manter […]

Toda mulher quer ter o liso perfeito, e como nem todas possui ele naturalmente, manter o cabelo liso por mais tempo é uma das dúvidas da maioria das mulheres. Nesta matéria você vai ver dicas como máscara de hidratação potente, xampu neutro, maneiras corretas de secar os fios e outras 7 dicas espertas pra manter o liso perfeito!

como manter o cabelo liso por mais tempo

1-Mantenha a cabeça limpa

Lavar o cabelo todos os dias tira a química do alisamento. Porém, deixá-los sujo é pior: a raiz levanta, enseba e você perde o efeito lisão. Lave a cada dois dias e enxágue bem a raiz para soltar os fios.

Prefira xampus sem sal ou específicos para cabelos tingidos. Eles são menos agressivos e evitam que a química do alisamento se perca rapidamente. E passe longe dos antirresíduos, que abrem a cutícula e levam embora ainda mais rápido o alisamento e a coloração.

2-Finalizador

Usar finalizador depois de fazer escova e chapinha impede que a umidade penetre nos fios. Estes produtos são a chave do sucesso, porque o xampu só limpa, mas os finalizadores ficam no cabelo agindo por mais tempo.

3-Para manter o cabelo liso por mais tempo, mantenha hidratado sempre!

Hidratar é o segredo para manter o cabelo liso por mais tempo! Alisou? Tem que hidratar a cada 15 dias!  Qualquer procedimento que muda a estrutura do fio elimina nutrientes. Lave a cabeça, aplique a máscara (menos na raiz) e faça um turbante com toalha por cinco minutos. Depois, lave bem. Um exemplo é a hidratação de creatina, que é uma proteína que protege cada fio e mantém o alisamento. E a Queratina: ativada com o calor do secador e da chapinha, fortalece o cabelo. Mas cuidados no excesso, isso pode deixar o cabelo duro.

Reduza o volume secando bem o cabelo quando lavar para reduzir o volume, pois você vai perceber que o alisamento vai acabando pela raiz.

4-Secar bem depois de lavar

Seque bem! O ideal é usar o secador, nem que seja só para tirar a umidade. A progressiva é ativada com o calor, por isso usando o secador o efeito do alisamento continua e se prolonga.

Um choque térmico para manter o cabelo liso por mais tempo! Friozinho é um bom truque de salão pra bombar a escova em casa: jogue um jato de ar frio do secador depois que fazer a escova. O choque térmico sela as cutículas e dá brilho.

5-Cuidados na hora da escova

Invista no leave-in de hidratação profunda, que deixa os fios bem maleáveis, mais coordenados e sem frizz.

Invista em algum produto que não desidrate o fio no processo da progressiva. Como a progressiva é ativada com o calor, o cabelo pode ficar desidratado e seco, esses produtos protegem o fio mantendo a hidratação e retirando a umidade formando como se fosse uma capa nos cabelos.

Liso, mas com balanço e por mais tempo! Você ama fio liso, mas não quer que ele fique chapadão. Após a escova, penteie, passe spray que dê volume e maciez e bagunce com os dedos, puxando os fios pra baixo. Pronto! Liso e com bossa.

6-Faça Chapinha corretamente

Nunca use por cima do cabelo sujo e muito menos passar óleo e aplicá-la. Vai fritar em vez de alisar! E há uma temperatura certa para cada tipo de fio. Pergunte ao seu cabeleireiro.

7-Lavar a seco ajuda

Escova simples não tem milagre, acaba na primeira lavada. Mas você pode usar xampu em spray de lavagem a seco e manter o liso por mais um dia.

8-Escovada

A escova certa faz toda diferença. A do tipo raquete (quadradona) desembaraça os fios sem quebrar, logo depois de lavar. Seu tamanho também ajuda a distribuir a oleosidade natural ao longo dos fios, tirando-a da raiz. Cerdas unidas e naturais também ajudam a alisar e a dar brilho.

9-Na hora de dormir

Na hora de dormir, arme um coque bem fraquinho e prenda com elástico de tecido, que não marca o cabelo. Assim, você não amassa os fios. No dia seguinte, passe só um secador no cabelo, modelando rapidamente para dar movimento.

10-Evite!

Evite ficar passando a mão nele a toda hora! Inclusive na hora de fazer chapinha.  Ainda que sua mão esteja limpa, você espalha a oleosidade de forma desordenada, deixando o cabelo pesadão.

Não o sobrecarregue com progressivas e alisamentos, um atrás do outro. O ideal é dar um intervalo entre os processos. Se você não abre mão do alisado neste tempo, faça escovas semanais simples.

Tintura e progressiva seguidas vezes é perigoso. Dê um intervalo de pelo menos 15 dias entre os processos.

 

Deixe uma resposta