Top 8 Técnicas para clarear o cabelo

Por: Mulher UP em - 28 de agosto de 2012

Existem diversas técnicas para clarear ou mudar a cor dos cabelos. Confira nesta matéria algumas destas diferentes técnicas e saiba qual é a mais adequada para o seus cabelos.

Você sabe qual é a melhor técnica para clarear ou dar luzes aos seus cabelos? Aquela que vai deixar você satisfeita com o resultado final? Pois é, essa dúvida é comum, mas lendo essa matéria você vai saber como funciona cada uma delas para poder escolher adequadamente.

Com tantas técnicas para clarear os cabelos, as mulheres que desejam mudar o visual sem ter que colorir todos os fios, acabam confusas na hora de escolher a técnica ideal.Então vamos a elas:

Loiro degradê

O cabelo loiro sempre esteve na moda, mas o loiro degradê é a cara do verão, pois lembra os cabelos descoloridos pelo sol, como as mechas californianas, que são lindas principalmente em cabelos longos.As madeixas loiras em degradê são sucesso por causa do efeito moderno e despojado desse look é a tendência que veio para ficar. E o degradê fica lindo em cabelos enrolados ou lisos, médios ou longos.

O processo de coloração consiste em deixar as pontas dos cabelos gradativamente mais claras do que a raiz. Pode ser aplicado em ruivas, morenas e loiras que buscam um visual moderno e mais natural.

Balaiagem

A balaiagem consiste em mechas mais grossas que partem do topo do cabelo até as pontas. A técnica é realizada com a ajuda de papel alumínio e pode ser utilizada por mulheres de cabelos de todas as cores, pois ela mistura vários tons de loiro.

O efeito da balaiagem é mais suave e os fios mais claros ficam apenas na parte superior da cabeça. As mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel, dispensando ajuda da touca. A coloração começa suave perto da raiz e vai ficando mais intensa em direção às pontas, o que proporciona uma mudança gradual da cor.

Por ser um processo manual (artesanal), é feito com o auxílio de um pente próprio para a separação das mechas e uma “plaquete”, onde os fios são colocados para a aplicação do produto de descoloração.

Mechas

 

 

As mechas são parecidas com as luzes, a diferença é que são mais largas e por isso, ficam mais destacadas. São feitas através do clareamento ou da coloração, normalmente em tons que contrastam com a cor predominante dos cabelos.

A técnica das mechas no cabelo consiste em clarear apenas partes isoladas. O efeito é menos sutil e é indicado que a cor da mecha não seja muito diferente da raiz para não ficar um contraste muito aparente.

Ombré hair

 

Para obter um efeito degradê nos cabelos, a técnica do ombré hair é a mais indicada. O cabelo é clareado em diferentes alturas, com diferentes tamanhos de mechas para deixá-lo o mais natural possível.

Em cabelos claros a técnica deve ser aplicada em tons platinados; logo, nos escuros, se aplica em tons de mel e caramelo. O new ombré hair, contudo, é o processo de clarear as pontas dos cabelos e aplicar luzes finas mais próximas da raiz, causando o efeito degradê. Fazem-se mechas finas da raiz às pontas, e assim, uma mecha mais grossa é eriçada com um pente e descolorida. Posteriormente, aplica-se uma coloração na raiz, e esta é penteada até onde o efeito deve se iniciar. A raiz, por sua vez, se mantém ao natural com mechas finas, quase imperceptíveis, que clareiam gradativamente até o fim do comprimento.

Mechas Californiana

As mechas californianas também são conhecidas como o cabelo com efeito de praia. A técnica se baseia em clarear os cabelos do meio para as pontas, dando um aspecto de cabelo queimado pelo sol. A californiana é indicada para mulheres de cabelos castanhos mais claros ou loiro escuro para que o contraste de cores não seja muito grande.

Luzes Espanhola

As luzes espanholas servem para aquelas mulheres que querem mudar o visual sem danificar muito os cabelos. A técnica consiste em aplicar a tinta no cabelo com a ajuda de um pente assim a quantidade de produto depositada é menor, agredindo menos os fios e dando um leve toque de brilho.

Uma das vantagens das luzes espanholas é ser uma técnica que agride menos os fios. Isso porque dispensa o uso de alumínio, que evita a retenção de calor nos cabelos, e utiliza menor volume de oxidante na formulação do produto descolorante.

O modo de aplicação das luzes espanholas garante mechas mais finas, por isso o efeito fica mais natural. O cabeleireiro usa um pente fino de corte, que é “molhado” no produto de descoloração e passado em cada mecha, inclusive próximo da raiz. Assim, os fios são coloridos um e as luzes não ficam marcadas, com aquele aspecto artificial.

Outro ponto positivo é que o processo é bem mais rápido que o das luzes tradicionais. Bastam cerca de 50 minutos no salão para ter cabelos lindos e iluminados.

Luzes

As luzes são mechas fininhas, que deixam o cabelo iluminado, como se tivesse tomado sol. O cabelo fica com duas ou mais tonalidades diferentes e os fios mais claros se misturam com o restante do cabelo. É uma ótima opção para quem quer clarear os fios aos poucos, são necessárias várias sessões de retoques para ter os cabelos totalmente loiros. Se as madeixas ficarem muito claras, é possível reverter o processo. É só fazer mechas escuras, no tom natural dos fios, são as chamadas luzes negativas.

A técnica das luzes no cabelo consiste em puxar os fios com a ajuda de um pende fino ou uma touca própria. As morenas podem fazer luzes com um tom mais escuro, já as loiras um tom mais claro.

Reflexo

O reflexo é usado para deixar o cabelo com um aspecto natural , porém os reflexos deixam um efeito bem mais visível que as luzes. O clareamento é feito em mechas bem marcadas, espalhadas por toda a cabeça. As mechas geralmente são finas, mas a espessura pode variar, dependendo do volume do cabelo.

A técnica consiste em pintar varias mechas pequenas do cabelo com um tom mais claro que o da raiz. O efeito é um cabelo iluminado por total.

Agora que você já sabe sobre todas as técnicas para clarear ou mudar a cor dos cabelos, basta escolher a que mais se adapta a você e fique linda!

Publicado por Cida Ramos – Veja o perfil no Google+

6 respostas para “Top 8 Técnicas para clarear o cabelo”

  1. Tereza Silva disse:

    amo vcs fico atualizadas nas tendençias da moda de cortese coloraçoes

  2. Luciene Silva disse:

    cada um mais lindo que outrooo adoreiiiiiiiiii

Deixe uma resposta