Cardápio simples para festa de debutante

cardápio simples para festa de debutante

Impossível falar em uma festa de debutante sem falar no cardápio que será servido, principalmente para repor as forçar e os ânimos de um salão cheio de adolescentes animados e a todo pique!

O segredo para montar um cardápio prático e moderno é investir na decoração dos doces e salgados que serão servidos. Dessa maneira o gasto será bem menor, mas o principal, sem perder o romantismo e elegância que as festas de quinze anos nos remetem.

É importante destacar que a variedade para o cardápio é enorme, e a escolha vai depender do quanto você terá para investir e o tema escolhido para a festa. Como exemplo para esta matéria, vamos dar algumas sugestões de cardápio para uma festa de debutantes “Anos Dourados”. É um tema simples que agrada a maioria, e a decoração fica linda, elegante e romântica.

Cardápio simples para festa de debutante

Sugestão para o bolo

Dependendo da quantidade de convidados, o bolo não precisa ser uma obra monumental. Nesta receita usamos uma massa bem levinha a base de ovos, farinha e suco de laranja e recheado com creme de laranja. Já a decoração pode ser feita com Grace real e massa de açúcar para seguir o tema anos dourados, mas como disse antes, fica a sua escolha, o interessante é fazer um bolo gostoso apesar de simples e caprichar na decoração.

Como o bolo merece um destaque especial, vamos dar a receita completa assim como o glacê real e a massa de açúcar. Então, separe os ingredientes e mão na massa!

Receita de bolo de laranja com creme

Ingredientes para a massa

6 ovos; 1 xícara de manteiga; 2 xícaras de açúcar; 1 ½ xícara de suco de laranja; 2 colheres de sopa de fermento em pó misturados com 2 ½ xícaras de farinha de trigo;

Para o recheio

1/3 (80ml) de água; 1 envelope de gelatina branca em pó sem sabor; 2 xícaras de suco de laranja; 5 ovos passados na peneira; 2 colheres de sopa de maisena; 1 ½ xícaras de açúcar;

Para a cobertura e decoração

– Receita de glacê real

– Receita de massa de açúcar para decorar (massa americana)

Preparando a massa

Bata as claras até ficarem em ponto de neve e reserve. Em outro recipiente, adicione as gemas, a manteiga e o açúcar batendo até obter uma massa homogênea. Acrescente aos poucos o suco de laranja e a farinha misturada com o fermento até a massa ficar uniforme. Em seguida acrescente às claras em neve misturando de leve sem bater.

Unte uma forma com manteiga e forre com papel manteiga e unte também. Adicione a massa e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar por aproximadamente 50 minutos.

Deixe o bolo esfriar um pouco, desenforme e corte em 3 fatias iguais. Faça o restante dos bolo da mesma maneira.

Preparando o recheio

Coloque a água em uma tigela juntamente com a gelatina e reserve. Em uma panela adicione o suco de laranja, os ovos peneirados, a maisena e o açúcar, misture em fogo médio até engrossar. Junte a gelatina já amolecida na panela mexendo até derreter e misturar por completo. Deixe esfriar e leve a geladeira até firmar.

Montando e decorando o bolo

Use uma tábua de bolo forrada com papel laminado dourado colocando as camadas maiores na base, recheando-os normalmente. Use a massa de açúcar em uma espessura de aproximadamente 3 cm para cobrir a primeira camada do bolo, usando a própria forma para cortar o molde da massa. Vá montando as camadas menores do bolo da mesma maneira e cubra novamente com a massa de açúcar.

Use a massa de açúcar para fazer pequenas flores e cole nas laterais do bolo com o glacê real. Na parte superior do bolo você pode fazer um laço usando a massa de açúcar para finalizar.

Bolo pronto e decorado é hora de pensar no restante dos docinhos e salgados. Vejamos algumas sugestões.

Sugestões de docinhos para festa de debutante

Mini bolinhos decorados

mini bolo decorado

Uma sugestão é usar a mesma massa do bolo para fazer pequenos bolinhos assadas em forminhas caneladas. Decore com mesma massa de açúcar, faça uma florzinha ou enfeite de sua preferência no bolinhos e decore com o glacê real.

Use pequenos pedaços de papel laminado dourado na base de cada bolinho. O efeito fica lindo e você já tem uma variação de docinho sem gastar ingredientes diferentes.

Outra boa sugestão é fazer docinhos com recheios variados, não gasta muito e agrada a todos. Capriche na decoração usando fondant com cores diferentes para cada variedade de docinhos. Coloque  em forminhas de papel e use glacê real para decorar. Veja algumas sugestões de docinhos que você pode variar.

docinho de amendoa

– Docinho de amêndoa. (Veja a receita)

– Docinho de chocolate com nozes

– Docinhos de coco

– Carolinas recheadas com creme de baunilha (ver receita)

Sugestões de salgadinhos para festa de debutante

Para os salgados a dica é variar nos tipos de recheios utilizando a mesma receita de massa. Um exemplo são as barquetes, o preço das massinhas já prontas são baratas e você pode variar bastante nos tipos de recheios como, pastinhas de atum, frango ou azeitona. Portanto não exagere na variedade de salgados escolha 3 ou no máximo 4 tipos diferentes de salgadinhos, veja algumas sugestões:

salgadinho para festa de debutantes

– Barquetes recheadas

– Empadinhas

– Bombinhas recheadas

– Kibes

O tradicional ponche com frutas frescas

Fora as bebidas tradicionais, que tal servir um ponche com frutas frescas? É tradicional neste tipo de festa e agrada a maioria pois se trata de uma bebida mais suave. Veja como fazer.

1 garrafa de champanhe meio seco gelado; 2 garrafas de club soda gelada; 2 xícaras de suco de laranja concentrado (gelado); 1/2 xícara de licor de laranja; 4 colheres de açúcar; Frutas frescas a gosto.

Decore a poncheira com as frutas frescas e misture os demais ingredientes. Sirva ainda gelado.

A decoração do ambiente

Com certeza um dos itens mais caros para uma festa de debutante é a decoração, e se nessa ocasião você não tem como investir em uma empresa para este fim, que tal botar a mão na massa?

Isso mesmo, já parou pra pensar qual foi à última vez em que toda a família se reuniu para fazer alguma atividade? Apesar da convivência, as atividades individuais de cada um e a correria do dia-a-dia acabam por distanciar as pessoas, mesmo morando na mesma casa.

Chamar a família para ajudar na decoração pode ser uma boa opção que além de reunir os familiares, tenho certeza a diversão por compartilhar esses momentos vai entrar para o álbum da família e deixar muita história pra contar.

Para decorar a mesa

Se você for fazer o tema Anos Dourados, compre muito papel laminado dourado para enfeitar a base dos salgadinhos e também os pratos para servir. Use forminhas de papel douradas e com cores claras para os doces e salgados.

Velas enroladas em fios metálicos dourados também dão um efeito muito bonito na mesa. Use também trilhos de mesa trabalhados e nas cores do seu tema.

A criatividade conta muito nessa hora. No início pode parecer tudo muito confuso para realizar a festa, mas o principal nessa hora é organização. Defina com a sua família o que irá ser servido, a quantidade de convidados, anote tudo e vá comprando o necessário com antecedência.

Tente coisas diferentes e não tenha medo de inovar, se você não pode gastar tanto vale a pena seguir estas dicas, pois o que não pode acontecer é deixar passar essa data tão especial em branco. Boa sorte e boa festa!

12 Comments

    • estou precisando de algumas dicas pois minha filha vai fazer 15 anos e não tenho dinheiro ainda quer uma festa preto e branco,na missa já até fiz as lembrnacinhas que foi uma caixinha em mdf que eu mesma decorei com um terço de biscuit dentro feito também por mim e vou servir bombons na porta da igreja pois a festa não será na mesma data,as lembrancinhas de mesa eu masma faço que são bonecas e estou pensano e dar de lembraninha na festa almofadas personalizada e vidrinhos de aromatizantes mas as almofadas será apenas para os adolescentes será que pega mal eu não dar para os adultos,estou muito preocupada com bebidas e comida cerveja,suco,agua e refrigerantes me ajude ai a decoração estava pensando em painel com balões e provencia,pode me ajudar a melhorar pois a grana está curta.desde já agradeço…

  1. preciso de ajuda, minha filha vai fazer 15 anos e gostaria de um cardapio simple mas gostoso a cor da festa e pink e preto.
    agradeço desde ja

  2. Bom dia!!! Minha filha vai fazer 15 anos faço artesanato mas estou sem ideias para uma festa , vai ser no salao para poucos convidados ela quer o tema estrela em lilas e prata. Gostaria de uma sujestao de decoração e cardapio. Obrigado

  3. Eu vou fazer 15 anos esse ano,porém tô sem idéia é queria uma festa azul,algo básico,mas não em casa,se poder me ajudar,me chame no wpp 45 9912-1923.
    Obrigada^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *