O que não se deve e o que se deve comer quando se está com Dengue

Todos sabemos que todo verão a dengue volta a causar vítimas em todo país. E a partir do ano passado, o mesmo mosquito passou a transmitir também outras doenças como a Chikungunya e o Zika vírus, todos transmitidos pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti e todas são doenças graves que precisam ser erradicadas, mas ainda não encontramos uma solução definitiva para nenhuma delas.

A melhor forma é prevenir, manter tudo livre da água parada. Mas para quem já passou pelo vírus da dengue sabe que a recuperação não é fácil e manter a hidratação e o repouso é fundamental. Mas fora isso existem alguns alimentos que podem ajudar na recuperação e outros que não podem ser consumidos para não agravar os casos de hemorragias como é o caso da dengue.

Alimentos que não devem ser consumidos por quem com dengue

O vírus da dengue acarreta em alterações no organismo do paciente que favorecem o aparecimento de hemorragias. Alguns grupos de alimentos possuem uma sustância chamada salicilatos, que retardam a coagulação sanguínea e portanto é recomendável evitar os seguintes alimentos:

alimentos-proibidos-para-quem-esta-com-dengue

Ameixa fresca,
cereja,
groselha,
amora,
maçã,
melão,
nectarina,
pêssego,
uva,
tangerina,
limão,
morango,
uva passa;
Amêndoa e nozes;
Batata inglesa comum;
pepino;
tomates;

As pimentas, alho, cebola e gengibre também devem ser evitadas.

Para quem está preocupado em abrir mão da sua canja ou sopa por causa das batatas, não se assuste. Uma boa opção é o inhame ou cará, além de deliciosos são um verdadeiro remédio para quem está com dengue. Inúmeras pessoas se curaram muito mais rápido consumindo  o inhame durante a fase da doença. Fizemos uma matéria especial sobre ela que você pode conferir aqui: Os benefícios do inhame para a saúde.

Alimentos permitidos para quem está com dengue

O vírus da dengue causa uma diminuição do número de plaquetas no sangue, o que torna o organismo propenso a hemorragias. Investir em uma alimentação rica em ferro e proteínas de boa qualidade irá ajudar o corpo a aumentar o número de plaquetas e evitar o estado anêmico do paciente. Esses são alguns dos alimentos que ajudam para quem está com dengue, veja:

alimentos-permitidos-para-quem-esta-com-dengue

Carnes magras que podem ser vermelha ou frango, além do Fígado que é rico em ferro;

Verduras e vegetais principalmente as folhosas verde escura;

Leite e derivados;

Ovos;

Feijões, grão-de-bico, ervilha e lentilha;

​Água, água de coco, sucos naturais de frutas;

Vale lembrar que a hidratação é fundamental para quem está com o vírus, e o recomendável é a ingestão de 3 a 5 litros de água por dia. Pode-se consumir suco de frutas para ajudar na hidratação como laranja, acerola, caju e abacaxi que são ricos em vitamina C.

Então essas são as dicas dos alimentos proibidos e permitidos para quem está com Dengue. Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

beijos-cidoka-mulher-up21

Veja também:

Os benefícios do Inhame para saúde – O Elixir que aumenta a imunidade e ajuda evitar e na recuperação da dengue

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *