Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?

Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?

Uma das dúvidas frequentes das minhas cliente de lace,  é saber do que o cabelo precisa. Quando se deve fazer uma hidratação, uma nutrição ou reconstrução? E o que significa cada um desses tratamentos.

Essa matéria serve também para quem não usa lace, mas precisa saber como cuidar dos cabelos. É sobre isso que vamos falar hoje, assim você vai saber cuidar direitinho do cabelo da sua lace wig sem ficar com medo do cabelo estar ficando danificado e sem solução.

Algumas podem pensar que comprou uma lace e que o cabelo fica perfeito pra sempre. Outras já acham que porque o cabelo está com frizz foi uma compra ruim, que fez uma má compra ou que foi enganada. E não é nada disso. Se a lace for remy, o que falamos sobre isso antes, então a lace é boa, o cabelo é bom. Só resta saber como tratar adequadamente para que o seu cabelo fique lindo e com vida sempre!

Como saber do que o seu cabelo precisa?

Não parece, mas para quem não sabe. O fio de cabelo é composto por uma alta quantidade de queratina, de proteína, e aminoácidos em sua estrutura num total de 90%. Os outros 10% com 8% de água, lipídeos, glicogênio, ácido glutâmico e 2% de minerais diversos.

E como saber qual é o tratamento necessário?

Primeiro você vai precisar fazer um diagnóstico. Cada cabelo varia em relação a sua necessidade, mas todos precisam de cuidados, em algum momento vai ser hidratação, em outro a nutrição e também de reconstrução.

Então o fato é que o cabelo fica exposto a muita coisa e com isso perde nutrientes o tempo todo. E assim necessita de recomposição em maior ou menor grau. Para saber o que, o quanto e do que o cabelo precisa, precisamos identificar como está o fio para aplicar o tipo de tratamento necessário.

Uma das formas de identificar o que o seu cabelo precisa, é fazendo o teste do copo com água.

 

Se o fio de cabelo boiar na água, a porosidade está baixa, precisa de hidratação

Se o seu fio ficar na metade do copo, a porosidade está média, então precisa de nutrição.

Se o seu fio afundar, a porosidade está alta e o cabelo precisa de reconstrução.

Outra forma de analisar é olhando os fios do seu cabelo e entendendo o que ele precisa

Então em resumo é isso: 

O cabelo está sem brilho e ressecado e no copo boiou? Então ele precisa de hidratação!

O cabelo está com frizz, volumoso, desalinhado ou poroso e ficou no meio do copo? Ele tá precisando de uma nutrição!

O cabelo está fino, frágil, quebradiço e “elástico” e afundou no copo? Ele precisa de reconstrução!

Entendendo melhor

Quando hidratar e o que a hidratação faz pelos seus cabelos?

Quando os fios boiam no copo com água, significa que as cutículas estão bem fechadas e, por isso, fica mais difícil a absorção de água então ele precisa de hidratação.

E a hidratação tem como principal função repor a água dos fios, trazendo o efeito de maciez e suavidade aos cabelos. Essa hidratação vai formar uma espécie de selagem para que o fio não perca mais água por um tempo.

Veja também >> Lace front de cabelo humano: como escolher a lace wig ideal?

Quando nutrir, e o que ela faz pelos seus cabelos?

Quando os fios ficam no meio do copo. Isso quer dizer que as cutículas estão meio abertas e os fios conseguem absorver água. Mas essas cutículas abertas deixam os fios com frizz, estufados, então ele precisa de nutrição.

A nutrição repõe os nutrientes mais específicos que fazem parte da constituição do fio e podem estar em falta. Entre os benefícios, a vitalidade e o fato de ajudar a selar a hidratação dentro do fio.

Quando é preciso uma reconstrução e o que ela vai fazer nos seus cabelos?

Quando os fios afundam no copo com água porque as cutículas estão muito abertas. Isso significa que ele absorve água, mas perde rapidamente. Então o resultado disso é que ele tem aparência de cabelo bastante ressecado, quebradiço, com frizz e em alguns casos pontas duplas também.

E ao contrário do que muita gente pensa, a reconstrução não é necessária apenas para quem fez um processo químico, ela se faz necessária por conta também do processo mecânico, como uso diário de escova, chapinha, secador, exposição ao sol, ao vento, a mudanças climáticas, ar condicionado, a água salgada do mar, ou ao cloro da piscina e até mesmo do chuveiro ou torneira que você usa na hora de lavar os cabelos.

Outra coisa que influencia nesse processo mecânico, são os produtos que você usa no seu cabelo. Eles são específicos para o seu tipo de cabelo? Quais são os ativos predominantes nesses produtos?

Isso acontece também com os cabelos das laces,  e em muitos casos de forma ainda mais abrasiva. O ideal é usar produtos de qualidade, shampoo sem parabenos ou petrolato, creme de boa qualidade e da maneira correta.

Com a reconstrução, você consegue repor a massa, e a queratina do fio, devolvendo o que foi perdido naturalmente ou por conta de processos químicos.

Compartilhe este post

Comments (2)

  • Telma M. Reis Dias.i Reply

    Adorei,muito bem explicado, ainda não uso laces,mas é meu maior sonho!
    Mesmo assim, seguirei o conselho no meu cabelo de hene, até conseguir perder o medo e comprar uma lace!!!!!
    Beijos,Obrigada e parabéns!

    14/11/2018 at 00:04
    • Mulher UP Reply

      Que bom que gostou Telma!
      Estou a disposição para lhe ajudar na hora de comprar sua lace. Beijos e boa semana!

      14/11/2018 at 01:17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *