Lombo de porco assado com recheio de ameixa e bacon

Lombo de porco assado com recheio de ameixa e bacon

Já fiz várias receitas de lombinho durante as minhas experiências culinárias. E esta acabou sendo a minha receita preferida e do meu maridinho também. Ele adora carne de porco, seja ela de que jeito for. Costeletas, pernil, lombinho e é claro a feijoada que vai quase o porco inteiro. rs

Mas essa receita é uma das que ele mais prefere principalmente para o final de ano. Não é difícil de fazer, é simples mas o resultado é realmente surpreendente. Na última vez que fiz a receita que foi ontem, resolvemos colocar um litro de vinho branco seco.

O resultado foi muito bom, ele ficou mais úmido e o sabor mais sofisticado. Você pode colocar o vinho ou não, fica ao seu critério e ele não precisa ser branco, mas como a carne do lombinho é suave como a do frango, acho que combina mais.

O recheio de bacon e ameixa fica bem equilibrado, mas você se quiser também pode diminuir a ameixa ou o bacon ao seu critério. Faça de acordo com o seu paladar, inclusive na hora do tempero, que desta vez eu coloquei a pimenta dedo de moça, mas também pode ser feito sem.

Ele é ideal para aquele almoço em família, para comemorar o Natal ou o Ano Novo também. Mas independente da data ele vai bem em qualquer ocasião.

receita-de-lombinho-recheado-com-ameixa-e-bacon-de-natal-mulher-up

Lombo de porco assado com recheio de ameixa e bacon

Ingredientes

10 dentes de alho amassados
2 xícaras de vinagre
2 xícaras de água
1 colher de (sopa) de sal
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
4 folhas de louro esmigalhadas
Tomilho, sálvia, alecrim
1 litro de vinho branco seco

Modo de Preparo

Corte o  lombo abrindo para fazer um rocambole. Tempere, coloque um pouco de vinho e reserve.
Frite o bacon no óleo até dourar, mexendo de vez em quando, escorra (reserve a gordura) coloque a cebola e o alho frite e depois e junte a ameixa. Misture bem.
Recheie o lombo com a mistura de ameixa e bacon e feche com palitos ou amare com barbante.
Misture bem todos os ingredientes do tempero com a gordura da fritura do bacon e derrame por cima da carne. Para facilitar a penetração do tempero, faça alguns furos na carne. Cubra e leve à geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte, coloque numa assadeira o lombo junto com o tempero e o restante do vinho. Cubra com papel–alumínio e leve ao forno quente (200ºC), pré-aquecido. Asse por 1 hora e 30 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe dourar por mais ou menos 40 minutos, regando de vez em quando com o molho da assadeira.

Escorra o molho da assadeira, coe e sirva à parte com o lombo aquecido.

receita-de-lombinho-recheado-com-ameixa-e-bacon-de-natal-passo-a-passo-mulher-up

Então essa é a minha receita preferida de lombinho. Espero que tenham gostado, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

beijos-cidoka-mulher-up21

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho